Aneurisma de Aorta

Você sabe o que é aneurisma?

Aneurisma é a dilatação da parede de uma artéria que são vasos responsáveis por transportar o sangue arterial rico em oxigênio aos órgãos e tecidos do corpo humano, esta dilatação pode ocorrer em qualquer artéria e são mais comuns em homens do que nas mulheres.

Os aneurismas mais comuns são os aneurismas da aorta, que é a principal artéria do corpo humano. A aorta se inicia no coração e é dividida em aorta torácica e abdominal. No abdome ela se divide nas artérias Ilíacas comum que seguem em direção aos membros inferiores (coxas e pernas).

Aneurisma é uma doença silenciosa, não apresenta nenhum sintoma inicial, muitas vezes é feito o diagnóstico para pesquisa de outras doenças. Por exemplo, quando paciente realiza um ultrassom de abdome para diagnóstico de pedra nos rins ou na vesícula, ultrassom de próstata pode ser descoberta a presença de um aneurisma na aorta abdominal, ou às vezes em tomografia de abdome ou tórax para pesquisa de um determinado tipo e dor que o paciente apresenta.

O principal risco do aneurisma é a rotura que leva a morte do paciente na maioria dos casos, estima-se que 50% dos pacientes com rotura de aneurisma da aorta não chegam vivos ao hospital, aqueles que chegam vivos apresentam um risco de mortalidade cirúrgica muito alta, ao inverso daqueles que são submetidos à correção cirurgia com o aneurisma integro, ou seja, sem rotura.

1º Qual é o melhor exame para o diagnóstico.

– Angiotomografia de aorta.

2º Quando operar o aneurisma?

– aneurisma de aorta acima de 5,0 cm tem indicação para correção cirúrgica.

3º Qual o melhor tipo e cirurgia convencional aberta ou endovascular com endoprotese por cateterismo?

– para indicar um ou outro tratamento dependerá da anatomia do aneurisma e das condições clinicas do paciente. Estas considerações são feitas pelo cirurgião vascular com habilitação em cirurgia endovascular e Angiorradiologia através da análise dos cortes angiotomograficos utilizando softwares específicos que permitem realizar as medidas precisas do aneurisma e assim determinar qual a melhor técnica a ser utilizada.

4º Qual o risco da cirurgia?

– o risco da cirurgia depende da condição clínica do paciente, pacientes saudáveis e hígidos que não apresentam graves problemas de saúde, tem menor risco. Porém mesmos os paciente com idade avançada e algum grau de comprometimento da saúde não são contra indicados para a cirurgia, porque graças aos avanços tecnológicos não só das endoproteses vasculares, mas também das técnicas anestésicas o procedimento endovascular para paciente de risco é bastante seguro.

5º Qual o tipo de anestesia?

– A cirurgia endovascular para correção e aneurisma de aorta pode até ser realizada com anestesia local e sedação em alguns casos, principalmente nos pacientes mais graves, mas isto não é uma regra. O melhor tipo de anestesia quem definirá é o anestesista baseados nos exames cardiológicos na avaliação clinica do paciente. Mas via de regra pode ser anestesia geral , raqui ou peridural com a sedação do paciente.

6º Além da Angiotomografia quais outros exames que o paciente deverá realizar para cirurgia?

– o paciente deverá ser submetido à avaliação cardiológica para isto deverá realizar eletrocardiograma, ecocardiograma com stress framacologico sem teste de esteira, ou a cintilografia com stress farmacologico (para investigação de doença coronariaassciada que é comum em alguns casos), ecocolordoppler de arterias carótidas e vertebrais (para a investigação de doença coronariana associada que é comum em alguns casos), Rx de tórax e prova de função pulmonar nos pacientes tabagista ou ex-tabagistas portadores de enfisema pulmonar, além dos exames de sangue hemograma, coagulação e função renal. Pode ser considerada a necessidade de outros exames que dependerá da avaliação clinica do paciente e de outras doenças associadas.

** o profissional médico habilitado a indicação e tratamento de aneurisma da aorta e de outras artérias, com exceção do aneurisma cerebrais é o cirurgião vascular com título de especialista em cirurgia de Vascular ,Endovascular e Angiorradiologia emitidos pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Confira www.sbacv.com.br


Reconstrucao3D-aneurisma
Reconstrução 3D demonstra aorta abdominal de calibre normal sem aneurisma,
assim como as Artérias Ilíacas.

Reconstrucao3D-Angiotomografia
Reconstrução de 3D de Angiotomografia de Aorta Abdominalidentificando um Aneurisma de Aorta Abdominal infra renal

Reconstrucao3D-Angiotomografia02
Reconstrução 3D de Angiotomografia de Aorta abdominal após tratamento com implante de Endoprotese Aórtica que demonstra a exclusão do Aneurisma.

“Dr. Claudio Gabriele Especialista em Cirurgia
Vascular, Endovascular e Angioradiologia
SBACV- AMB”